6 Dicas De Costura Para Iniciantes

Olá meninas , devido a correria do dia a dia, agora estou com um novo desafio... Depois de alguns anos sendo apenas dona de casa , reabri meu atelier e estou de volta a "ativa" rsrs , então me desculpem pela ausência !! 



Hoje iremos falar sobre algumas dicas importantes para você que está ingressando nesse mundo de costura e até mesmo para nós que já estamos a muitos anos nesse longo e árduo caminho!!!! 




- Tenha paciência


Decidi colocar essa dica em primeiro lugar porque a paciência tem que andar de mãos dadas com a costura sempre. É por isso que muitas pessoas usam essa técnica para desacelerar e como terapia.
Mas eu quero principalmente falar sobre ter paciência com os erros. É comum a gente errar bastante, e isso não é privilégio dos iniciantes. Mas vejo por aqui algumas pessoas que se irritam por não conseguir deixar uma peça perfeita de primeira. A costura, assim como outras habilidades, é uma mistura de esforço, treino e paciência. Se você unir esses três, em bem pouco tempo vai poder se orgulhar de suas peças, acabamentos e técnicas. Acredite em você!
2- Conheça e participe dos grupos de costura do Facebook
Eles são uma perdição, dá para passar muito tempo vendo e revendo dicas de pessoas reais, costureiras cheias de experiência e gente de bom coração querendo ajudar. Você pode fazer perguntas, mas o mais legal é que às vezes acaba aprendendo com perguntas dos outros, coisas que você nem sabia que queria aprender… hahaha



+aprenda agora a fazer uma linda bolsa de bebê, vídeo tutorial click aqui !!!!!
+dica sobre conserto e reforma de roupas !!!
3 –  Tenha um lugar específico para costurar
E todos os seus materiais a mão. É muito mais estimulante e produtivo costurar em um ambiente organizado e otimizado. E se você puder deixar ele lindo e aconchegante com aqueles detalhes que fazem bem aos olhos e ao coração, fica ainda melhor.
4- conheça e frequente uma loja de retalho de tecidos
Sempre dou essa dica para meus alunos. É uma delícia passear com uma peça de roupa costurada pela gente, mas se a matéria prima custar somente R$ 5,00 por exemplo, o valor dessa peça vai ser ainda maior! Pelo menos assim funcionam as coisas para mim.
Sem falar que costurar com retalhos é uma forma de cuidar um pouco mais de nossa sustentabilidade!
5 - Devagar e constante ganha-se a corrida
Quando você está costurando na sua máquina de costura, certifique-se de que você mantém uma pressão no pedal e um ritmo moderado. Eu nem sei dizer quantas vezes quando eu recém havia começado a costurar e não coloquei a pressão adequada no pedal e pisei muito forte ou muito rápido e a máquina saiu "voando" pelo meu tecido. Isso me assustava toda vez, e eu pulava e mexia todo o tecido, então costurava todas as linhas tortas. Certifique-se que a agulha está na posição baixa quando você começar a costurar e pise leve no pedal. Uma vez que você tem um ritmo moderado, preste atenção na pressão que você está fazendo no pedal e tente repeti-la toda vez que costurar. Depois de um tempo, a pressão que você faz vai ser apenas memória muscular e você não vai mais ter que pensar sobre o quão duro pisa no pedal. É como dirigir um carro, depois que você aprende, nunca mais esquece.
6 – Não tenha medo de parecer ridículo 
Essa dica vale para a costura, mas vale muito mais para a vida! Quantas vezes você deixou de realizar alguma coisa por medo de parecer ridículo? Por medo de não agradar os outros? Por medo de fracassar?
Quer saber? Todo mundo sente esse sentimento. A diferença é que uns encaram e outros se escondem atrás de várias desculpas. Em que time você está?
É isso ai, espero que tenham gostado, deixe seus comentários e sugestões !! Beijos e até o próximo post.

Gostou deixe seu comentário !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial